Inaugurado a 24 de abril de 2001, é o centro comercial mais central da região algarvia e o preferido de muitos portugueses. Para além dos lojistas, são mais de 60 as pessoas afetas à gestão do edifício do AlgarveShopping. A equipa de administração divide-se nas áreas da direção, operações e marketing e é constituída por 7 elementos. Este estabelecimento comercial está permanentemente em movimento, 24 horas por dia, da limpeza à manutenção ou à vigilância, reforçadas na época de verão.
Roberto Lima, chefe da equipa de vigilância, e o colega, Hélder Filipe, certificam-se de que não se efetuam cargas e descargas com porta-paletes. “Os trabalhos em loja não podem decorrer após a abertura ao público. Apenas poderão executar trabalhos dentro das zonas protegidas pelo tapume” afirma Roberto, enquanto confere se as obras numa das lojas decorrem com normalidade e se o tapume está devidamente encerrado.
É a primeira de muitas rondas diárias de Roberto pelo centro comercial. Entrou no turno das 7h da manhã, trocando com os colegas da noite, e terminará o seu dia de trabalho pelas 19h. “É uma profissão desgastante, mas que me cativa em todos os aspetos, inclusive na vertente desportiva. Nas 12 horas de trabalho, caminho, aproximadamente, 20 quilómetros”, conta.
Percorremos então os corredores em direção ao cais nascente. No local, encontramos José Cardoso, vigilante do cais, que verifica se as cargas e descargas decorrem com normalidade. “Existem também espaos destinados a apoio de obras, separação de resíduos e lugares exclusivos para veículos de emergência, no caso do cais poente, com ligação direta para a sala de controlo do edifício” garante José, enquanto observa atentamente a mercadoria retirada de um dos camiões que chegou há, sensivelmente, 10 minutos. O edifício possui um terceiro cais somente dedicado ao hipermercado Continente, o maior da região algarvia.
Na zona do redondel encontramos Carla Martins. É licenciada em Economia e colaboradora na Sonae Sierra há 23 anos. Desde 2008, exerce o cargo de diretora do AlgarveShopping. “São 24 horas por dia, sete dias por semana, com o telemóvel de serviço ligado para garantir que tudo está bem. A superfície comercial é constituída por 122 lojas e 20 restaurantes, o que representa 46 mil metros quadrados de área comercial. Em junho de 2021, abriu a loja Yoyoso seguindo-se-lhe a Intimissimi Uomo, Cavalinho e O Boticário (que sofreu uma obra de expansão). Temos também algumas marcas exclusivas face à concorrência nesta região. São exemplos disso a Ray Ban, SuperDry e G-Star Raw”, explica.
Campanha de “Re-Opening”
Ao longo do dia, são diversas as chamadas de atenção aos clientes menos cumpridores perante as regras impostas pela Direção Geral de Saúde, numa tentativa de combater a atual pandemia da Covid-19. Carla Martins garante que a empresa gestora aplicou um plano extremamente rigoroso, com medidas que visam a máxima proteção e segurança nos trabalhadores e clientes do edifício. Existem orientações para caminhar pela direita no pavimento, com setas direcionais, mensagem de som a relembrar o uso de máscara, o distanciamento social e a desinfeção das mãos com álcool gel, sinaléticas de portas que indicam os sentidos das entradas e saídas e normas de condutas em cartazes. Para além destas orientações, o centro comercial disponibiliza máscaras para os clientes, suportes com toalhetes e álcool gel na zona de restauração, sessenta doseadores disponíveis nos espaços comuns e técnicos, para frequente higienização das mãos, e ainda um sistema de desinfeção, com recurso a raios ultravioleta, em todos os corrimãos das escadas rolantes. “Controlamos também o número de visitantes no AlgarveShopping através de um sistema informático e, ainda sobre as medidas de higiene, foi atribuído um selo que garante a higienização e segurança através de diversas inspeções nas superfícies de contacto, tais como tampos das mesas da restauração, botões de chamada de elevadores ou ainda cadeiras. Este procedimento é elaborado por uma equipa externa, pertencente à empresa SGS”, aponta a diretora.
No exterior do edifício, uma paragem específica assegura a realização do transporte entre unidades hoteleiras e o AlgarveShopping, através de um autocarro contratado e personalizado pela Sonae Sierra. A deslocação gratuita entre diversos hotéis presentes no concelho de Albufeira e o centro comercial, entre 1 de junho e 15 de setembro, é “mais um serviço único e exclusivo na região algarvia, face à concorrência” sublinha Sandrina Pinto, assistente de marketing.
A central de controlo
Depois de Roberto verificar o estado de limpeza das casas de banho, caminhamos em direção à central de controlo do edifício, protegida com duas portas de alta segurança, onde Catarina Filipe, vigilante centralista, observa atentamente mais de uma centena e meia de câmaras de vídeo vigilância, estrategicamente colocadas, para proteção de todo o edifício. As imagens são gravadas, sendo também possível a visualização em tempo real. Catarina Filipe afirma que esta é uma função “muito desafiante, não só pela capacidade de concentração, mas também por trabalharmos sem contactar com o público, numa sala onde nem a natureza nos faz companhia. Não existe qualquer tipo de janelas ou aberturas para o exterior”.
Na sala, estão todos os comandos técnicos do edifício. O centralista poderá, em caso de emergência, abrir e encerrar todas as portas do estabelecimento, desligar a energia (parcial ou totalmente) e ainda proceder ao corte do abastecimento de gás a todo o edifício. São também alertados quando um dos alarmes de incêndio das zonas comuns ou lojas é acionado. A partir desta sala é possível controlar o número de pessoas e viaturas no edifício, o sistema de som ambiente e difundir mensagens dirigidas ao cliente, quando necessário, por exemplo em casos de veículos estacionados indevidamente, mensagens de evacuação do edifico ou crianças perdidas. “É o cérebro do AlgarveShopping. Há um controlo total das ocorrências” conclui Catarina Filipe.
No período da hora de almoço, entre as 12:30h e as 14:30h, Roberto acompanha a grande afluência na zona da restauração, onde centenas de estrangeiros e residentes realizam uma pausa nas suas compras para procurar os restaurantes de eleição. No ar, pairam os aromas que caracterizam as diferentes cozinhas: asiática, típica portuguesa, turca, israelita, brasileira, italiana ou americana. “A partir das 11h da manhã, as equipas de limpeza são reforçadas na restauração”, aponta Roberto, atarefado.
Um Dia Mundial da Criança diferente
É a Sandrina que cabe organizar atividades como as do Dia da Criança, de novo celebrado em tempos de pandemia e, por isso, marcado pela utilização de máscaras e distanciamento físico. “Tendo em conta que a Direção Geral de Saúde não permite qualquer interação direta com os mais pequenos, como pinturas faciais, optámos por realizar algo mais simples, mas simbólico. Foi então contratada uma animadora fantasiada de boneca para distribuir balões”, conta. Embora tenha sido um pequeno gesto, foi notável o brilho no olhar das crianças.
Remodelações e novos projetos
Novamente com a diretora Carla Martins, visitamos, na praça da restauração, a obra de remodelação da esplanada sul, que consiste numa nova área exterior com sombreamento, zona ajardinada e um lago decorativo. “Optámos por aumentar o número de lugares na esplanada, numa tentativa de dar resposta ao elevado fluxo de visitantes que o centro comercial possui nos meses de verão. Tendo em conta que, na época baixa, os atuais lugares na praça da restauração são suficientes, expandimos a zona exterior”, refere.
A fachada do AlgarveShopping retratava as casas típicas da região algarvia, com várias cores. Atualmente sofre uma alteração total, sendo apenas pintada de branco e cinzento claro, com o intuito de modernizar o estabelecimento comercial. No exterior do edifício, destaca-se a construção de um novo parque infantil. É constituído por uma área ajardinada, um trampolim e dois tubos gigantes, da autoria do arquiteto Patrick Murphy, desenhados numa peça de arquitetura emblemática em forma de cegonha, animal representado no logótipo do AlgarveShopping. Foi elaborado com madeira e metal e possui dois andares interiores, com os escorregas de quatro e oito metros. “Este novo projeto tem como principal objetivo atrair as famílias mais jovens e o aumento do seu tempo de visita no centro comercial, enquanto os mais pequenos se divertem no brinquedo. Complementamos, desta forma, a oferta comercial com a oferta de lazer” sublinha Carla Martins.
O peso da sazonalidade
Em 2021 era esperado um aumento significativo da procura do Algarve como destino de férias, quer por parte de vários países europeus, onde se destaca o mercado britânico, quer pelos turistas nacionais. Num ano “normal”, sem pandemia, trinta e cinco por cento do tráfego total do centro comercial é constituído por clientes estrangeiros. O turista português concentra-se nas férias de verão, mais especificamente na segunda quinzena de julho e agosto. A nacionalidade mais representativa do turismo estrangeiro é a britânica, seguindo-se a espanhola. Em 2001, o AlgarveShopping era o primeiro projeto da Sonae Sierra a céu aberto, o que, atualmente, é algo vantajoso, tendo em conta o atual cenário pandémico.
Reportagem | Rita Viegas
“Vitor 2, é Vitor 0 a chamar. Vamos proceder com a abertura”. Todos os dias às 8h da manhã, à exceção de 25 de dezembro e primeiro de janeiro, esta é a mensagem transmitida pela equipa de vigilância, com a utilização do alfabeto fonético e através dos rádios de comunicação. As seis entradas do estabelecimento são abertas ao público e inicia-se um novo dia. “Bom dia! Seja bem-vindo ao AlgarveShopping. Tem agora à sua disposição a restauração e o hipermercado. As restantes lojas abrirão às 10h. Desejamos um dia bem passado na nossa companhia”, ouvimos, através dos sistemas de som.
“Vitor 2, é Vitor 0 a chamar. Vamos proceder com a abertura”. Todos os dias às 8h da manhã, à exceção de 25 de dezembro e primeiro de janeiro, esta é a mensagem transmitida pela equipa de vigilância, com a utilização do alfabeto fonético e através dos rádios de comunicação. As seis entradas do estabelecimento são abertas ao público e inicia-se um novo dia. “Bom dia! Seja bem-vindo ao AlgarveShopping. Tem agora à sua disposição a restauração e o hipermercado. As restantes lojas abrirão às 10h. Desejamos um dia bem passado na nossa companhia”, ouvimos, através dos sistemas de som.
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A fachada do AlgarveShopping foi alvo de renovação |
É a primeira de muitas rondas diárias de Roberto pelo centro comercial. Entrou no turno das 7h da manhã, trocando com os colegas da noite, e terminará o seu dia de trabalho pelas 19h. “É uma profissão desgastante, mas que me cativa em todos os aspetos, inclusive na vertente desportiva. Nas 12 horas de trabalho, caminho, aproximadamente, 20 quilómetros”, conta.
Percorremos então os corredores em direção ao cais nascente. No local, encontramos José Cardoso, vigilante do cais, que verifica se as cargas e descargas decorrem com normalidade. “Existem também espaos destinados a apoio de obras, separação de resíduos e lugares exclusivos para veículos de emergência, no caso do cais poente, com ligação direta para a sala de controlo do edifício” garante José, enquanto observa atentamente a mercadoria retirada de um dos camiões que chegou há, sensivelmente, 10 minutos. O edifício possui um terceiro cais somente dedicado ao hipermercado Continente, o maior da região algarvia.
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No cais poente, para além das cargas e descargas, é feito acesso direto a veículos de emergência |
Na zona do redondel encontramos Carla Martins. É licenciada em Economia e colaboradora na Sonae Sierra há 23 anos. Desde 2008, exerce o cargo de diretora do AlgarveShopping. “São 24 horas por dia, sete dias por semana, com o telemóvel de serviço ligado para garantir que tudo está bem. A superfície comercial é constituída por 122 lojas e 20 restaurantes, o que representa 46 mil metros quadrados de área comercial. Em junho de 2021, abriu a loja Yoyoso seguindo-se-lhe a Intimissimi Uomo, Cavalinho e O Boticário (que sofreu uma obra de expansão). Temos também algumas marcas exclusivas face à concorrência nesta região. São exemplos disso a Ray Ban, SuperDry e G-Star Raw”, explica.
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Carla Martins, diretora do AlgarveShopping, galardoada Albufeira Mulher 2021, na categoria Economia/Administração |
Campanha de “Re-Opening”
Ao longo do dia, são diversas as chamadas de atenção aos clientes menos cumpridores perante as regras impostas pela Direção Geral de Saúde, numa tentativa de combater a atual pandemia da Covid-19. Carla Martins garante que a empresa gestora aplicou um plano extremamente rigoroso, com medidas que visam a máxima proteção e segurança nos trabalhadores e clientes do edifício. Existem orientações para caminhar pela direita no pavimento, com setas direcionais, mensagem de som a relembrar o uso de máscara, o distanciamento social e a desinfeção das mãos com álcool gel, sinaléticas de portas que indicam os sentidos das entradas e saídas e normas de condutas em cartazes. Para além destas orientações, o centro comercial disponibiliza máscaras para os clientes, suportes com toalhetes e álcool gel na zona de restauração, sessenta doseadores disponíveis nos espaços comuns e técnicos, para frequente higienização das mãos, e ainda um sistema de desinfeção, com recurso a raios ultravioleta, em todos os corrimãos das escadas rolantes. “Controlamos também o número de visitantes no AlgarveShopping através de um sistema informático e, ainda sobre as medidas de higiene, foi atribuído um selo que garante a higienização e segurança através de diversas inspeções nas superfícies de contacto, tais como tampos das mesas da restauração, botões de chamada de elevadores ou ainda cadeiras. Este procedimento é elaborado por uma equipa externa, pertencente à empresa SGS”, aponta a diretora.
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Cartazes relembram o cumprimento das normas de higiene |
No exterior do edifício, uma paragem específica assegura a realização do transporte entre unidades hoteleiras e o AlgarveShopping, através de um autocarro contratado e personalizado pela Sonae Sierra. A deslocação gratuita entre diversos hotéis presentes no concelho de Albufeira e o centro comercial, entre 1 de junho e 15 de setembro, é “mais um serviço único e exclusivo na região algarvia, face à concorrência” sublinha Sandrina Pinto, assistente de marketing.
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Um autocarro garante o transporte de turistas entre o centro comercial e unidades hoteleiras da região |
A central de controlo
Depois de Roberto verificar o estado de limpeza das casas de banho, caminhamos em direção à central de controlo do edifício, protegida com duas portas de alta segurança, onde Catarina Filipe, vigilante centralista, observa atentamente mais de uma centena e meia de câmaras de vídeo vigilância, estrategicamente colocadas, para proteção de todo o edifício. As imagens são gravadas, sendo também possível a visualização em tempo real. Catarina Filipe afirma que esta é uma função “muito desafiante, não só pela capacidade de concentração, mas também por trabalharmos sem contactar com o público, numa sala onde nem a natureza nos faz companhia. Não existe qualquer tipo de janelas ou aberturas para o exterior”.
Na sala, estão todos os comandos técnicos do edifício. O centralista poderá, em caso de emergência, abrir e encerrar todas as portas do estabelecimento, desligar a energia (parcial ou totalmente) e ainda proceder ao corte do abastecimento de gás a todo o edifício. São também alertados quando um dos alarmes de incêndio das zonas comuns ou lojas é acionado. A partir desta sala é possível controlar o número de pessoas e viaturas no edifício, o sistema de som ambiente e difundir mensagens dirigidas ao cliente, quando necessário, por exemplo em casos de veículos estacionados indevidamente, mensagens de evacuação do edifico ou crianças perdidas. “É o cérebro do AlgarveShopping. Há um controlo total das ocorrências” conclui Catarina Filipe.
No período da hora de almoço, entre as 12:30h e as 14:30h, Roberto acompanha a grande afluência na zona da restauração, onde centenas de estrangeiros e residentes realizam uma pausa nas suas compras para procurar os restaurantes de eleição. No ar, pairam os aromas que caracterizam as diferentes cozinhas: asiática, típica portuguesa, turca, israelita, brasileira, italiana ou americana. “A partir das 11h da manhã, as equipas de limpeza são reforçadas na restauração”, aponta Roberto, atarefado.
Um Dia Mundial da Criança diferente
É a Sandrina que cabe organizar atividades como as do Dia da Criança, de novo celebrado em tempos de pandemia e, por isso, marcado pela utilização de máscaras e distanciamento físico. “Tendo em conta que a Direção Geral de Saúde não permite qualquer interação direta com os mais pequenos, como pinturas faciais, optámos por realizar algo mais simples, mas simbólico. Foi então contratada uma animadora fantasiada de boneca para distribuir balões”, conta. Embora tenha sido um pequeno gesto, foi notável o brilho no olhar das crianças.
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Como outros eventos, a animação do Dia Mundial da Criança teve de ser adaptada à situação de pandemia |
Remodelações e novos projetos
Novamente com a diretora Carla Martins, visitamos, na praça da restauração, a obra de remodelação da esplanada sul, que consiste numa nova área exterior com sombreamento, zona ajardinada e um lago decorativo. “Optámos por aumentar o número de lugares na esplanada, numa tentativa de dar resposta ao elevado fluxo de visitantes que o centro comercial possui nos meses de verão. Tendo em conta que, na época baixa, os atuais lugares na praça da restauração são suficientes, expandimos a zona exterior”, refere.
A fachada do AlgarveShopping retratava as casas típicas da região algarvia, com várias cores. Atualmente sofre uma alteração total, sendo apenas pintada de branco e cinzento claro, com o intuito de modernizar o estabelecimento comercial. No exterior do edifício, destaca-se a construção de um novo parque infantil. É constituído por uma área ajardinada, um trampolim e dois tubos gigantes, da autoria do arquiteto Patrick Murphy, desenhados numa peça de arquitetura emblemática em forma de cegonha, animal representado no logótipo do AlgarveShopping. Foi elaborado com madeira e metal e possui dois andares interiores, com os escorregas de quatro e oito metros. “Este novo projeto tem como principal objetivo atrair as famílias mais jovens e o aumento do seu tempo de visita no centro comercial, enquanto os mais pequenos se divertem no brinquedo. Complementamos, desta forma, a oferta comercial com a oferta de lazer” sublinha Carla Martins.
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O novo parque infantil aquando da sua construção |
O peso da sazonalidade
Em 2021 era esperado um aumento significativo da procura do Algarve como destino de férias, quer por parte de vários países europeus, onde se destaca o mercado britânico, quer pelos turistas nacionais. Num ano “normal”, sem pandemia, trinta e cinco por cento do tráfego total do centro comercial é constituído por clientes estrangeiros. O turista português concentra-se nas férias de verão, mais especificamente na segunda quinzena de julho e agosto. A nacionalidade mais representativa do turismo estrangeiro é a britânica, seguindo-se a espanhola. Em 2001, o AlgarveShopping era o primeiro projeto da Sonae Sierra a céu aberto, o que, atualmente, é algo vantajoso, tendo em conta o atual cenário pandémico.
A empresa proprietária encara com entusiasmo o verão de 2021, que será caracterizado pelas férias dos portugueses na região, por viajarem menos para países estrangeiros. A sua localização, a dez minutos daquela que é considerada a capital do turismo, a cidade de Albufeira, será outro ponto a favor deste centro comercial face aos concorrentes, num verão ainda ensombrado pela pandemia.
“Boa noite. Por hoje, o AlgarveShopping vai encerrar as suas portas. Obrigada por ter estado connosco. Esperemos vê-lo em breve”. A mensagem transmitida através do sistema de som termina mais um dia de atividade. Mas logo que se encerram as portas ao público abrem-se outras para serem iniciados todos os trabalhos e processos de limpeza, neste "dinâmico" e renovado, como afirma Carla Martins, centro comercial algarvio.
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