Mais de 60 empresas estiveram na UAlg para recrutar futuros profissionais para as mais diversas áreas de interesse
Jessica Palmeiro, Rita Afonso, Victoria Sajin, Filipe Vilhena, Patrícia Baião e Marisa Franco
A Universidade do Algarve (UAlg) promoveu a III UAlg Careers Fair. A iniciativa, organizada em conjunto com Associação Académica (AAUAlg), com o apoio da Câmara Municipal de Faro, inclui espaços expositivos, workshops, sessões de recrutamento, almoços de networking, entre outras atividades. Nos dias 7 e 8 de março, o complexo pedagógico do campus da Penha acolheu cerca de sessenta empresas, que, nos seus stands, mostraram as suas ofertas de emprego e estágios profissionais. Nos anfiteatros, foi possível assistir a sessões sobre variados aspectos relacionados com o mercado de trabalho.
No arranque da feira estavam já “inscritos mais de 500 participantes, sabemos que muitos se inscreverão durante o decurso da feira. portanto são esperados muitos mais”, contou o responsável pelo gabinete de comunicação da UAlg 3ª edição, André Botelheiro. “De ano para ano temos tido um aumento do número de estudantes e de diplomados participantes, bem como de empresas”, realçou.
Para Jorge Pedreira, do 3º ano do curso de Marketing na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), “este evento é útil para todos os alunos e não só para os alunos finalistas, para conhecerem empresas e fazerem contactos”. Inês Santos, do último ano do mesmo curso, completou a afirmação do colega: “a possibilidade de estágio extracurricular, enriquece o currículo de todos os alunos”. Participante desde a primeira edição, Jorge pôde observar que “agora o evento conta com mais empresas, tem uma melhor divulgação, apesar dos alunos mais novos ainda não saberem bem o conceito do mesmo”. Em contrapartida, Inês destacou o facto de existirem "menos estágios do que na primeira edição”, sublinhando que este ano o evento se mostra “menos formal, porque as empresas procuram pessoas mais descontraídas”. A jovem de 22 anos, vice-presidente do Núcleo Pedagógico da ESGHT, deixou um conselho aos alunos da academia: “Aproveitem, desde o vosso primeiro ano, todas as oportunidades para conhecer empresas, ir a palestras, workshops. E angariem o máximo de contactos que consigam”. Guilherme Henriques, aluno do 1º ano do curso de Engenharia Informática visitou a feira pela primeirao vez e considerou-a “uma boa iniciativa por parte da Universidade”. Para o estudante, a mostra esteve “bem organizada, mas poderia ter mais empresas ligadas à área na qual estudo”.
Jessica Palmeiro, Rita Afonso, Victoria Sajin, Filipe Vilhena, Patrícia Baião e Marisa Franco
A Universidade do Algarve (UAlg) promoveu a III UAlg Careers Fair. A iniciativa, organizada em conjunto com Associação Académica (AAUAlg), com o apoio da Câmara Municipal de Faro, inclui espaços expositivos, workshops, sessões de recrutamento, almoços de networking, entre outras atividades. Nos dias 7 e 8 de março, o complexo pedagógico do campus da Penha acolheu cerca de sessenta empresas, que, nos seus stands, mostraram as suas ofertas de emprego e estágios profissionais. Nos anfiteatros, foi possível assistir a sessões sobre variados aspectos relacionados com o mercado de trabalho.
No arranque da feira estavam já “inscritos mais de 500 participantes, sabemos que muitos se inscreverão durante o decurso da feira. portanto são esperados muitos mais”, contou o responsável pelo gabinete de comunicação da UAlg 3ª edição, André Botelheiro. “De ano para ano temos tido um aumento do número de estudantes e de diplomados participantes, bem como de empresas”, realçou.
Esta terceira edição teve como anfitrião o Reitor da UAlg que visitou os espaços de todas as empresas, dando-lhes as boas vindas. Na sessão de abertura, Paulo Águas afirmou que este é o “evento de maior importância para a Universidade e o setor empresarial”, destacando que o crescente interesse pela iniciativa tem permitido “um maior contacto entre empresas, estudantes e diplomados”.
Com a diversificação do número de participantes muitas foram as empresas estreantes. “É a primeira vez que a Tertúlia está na UAlg Careers Fair, esperamos divulgar a nossa empresa no seio da comunidade universitária e adquirir novos membros nas áreas da gastronomia, turismo e comunicação”, afirmou Délia Diogo, representante da empresa. Outras entidades, como o Zoomarine, regressaram à UAlg devido ao sucesso das edições anteriores. As expectativas são “tão elevadas como as do ano anterior, no qual recrutou vários estudantes para estágios, sendo próprio exemplo disso este jovem que me acompanha, atualmente colaborador no departamento de recursos humanos.”, confessou Gonçalo Bibi, colaborador do mesmo departamento.
![]() |
Todas as empresas participantes tiveram a honra de receber as boas vindas das principais figuras do evento, com especial participação do Reitor, Paulo Águas.
|
Com a diversificação do número de participantes muitas foram as empresas estreantes. “É a primeira vez que a Tertúlia está na UAlg Careers Fair, esperamos divulgar a nossa empresa no seio da comunidade universitária e adquirir novos membros nas áreas da gastronomia, turismo e comunicação”, afirmou Délia Diogo, representante da empresa. Outras entidades, como o Zoomarine, regressaram à UAlg devido ao sucesso das edições anteriores. As expectativas são “tão elevadas como as do ano anterior, no qual recrutou vários estudantes para estágios, sendo próprio exemplo disso este jovem que me acompanha, atualmente colaborador no departamento de recursos humanos.”, confessou Gonçalo Bibi, colaborador do mesmo departamento.
Para Jorge Pedreira, do 3º ano do curso de Marketing na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), “este evento é útil para todos os alunos e não só para os alunos finalistas, para conhecerem empresas e fazerem contactos”. Inês Santos, do último ano do mesmo curso, completou a afirmação do colega: “a possibilidade de estágio extracurricular, enriquece o currículo de todos os alunos”. Participante desde a primeira edição, Jorge pôde observar que “agora o evento conta com mais empresas, tem uma melhor divulgação, apesar dos alunos mais novos ainda não saberem bem o conceito do mesmo”. Em contrapartida, Inês destacou o facto de existirem "menos estágios do que na primeira edição”, sublinhando que este ano o evento se mostra “menos formal, porque as empresas procuram pessoas mais descontraídas”. A jovem de 22 anos, vice-presidente do Núcleo Pedagógico da ESGHT, deixou um conselho aos alunos da academia: “Aproveitem, desde o vosso primeiro ano, todas as oportunidades para conhecer empresas, ir a palestras, workshops. E angariem o máximo de contactos que consigam”. Guilherme Henriques, aluno do 1º ano do curso de Engenharia Informática visitou a feira pela primeirao vez e considerou-a “uma boa iniciativa por parte da Universidade”. Para o estudante, a mostra esteve “bem organizada, mas poderia ter mais empresas ligadas à área na qual estudo”.
A organização do evento contou com a ajuda de alunos voluntários, como Rodrigo Soares, aluno do 2º ano do curso de Turismo, que explicou que “as funções de um membro do staff são principalmente monitorizar as entradas e saídas de quem assiste às sessões nos auditórios e ajudar na montagem e desmontagem dos stands”. Do ponto de vista de Rodrigo “a feira cresce a cada ano, há potencial na Universidade e as empresas acreditam nele”.
Comentários
Enviar um comentário