Maria Isabel Orega, coordenadora do Dia Aberto na ESEC: «sem a participação dos alunos as atividades não poderiam ser postas em prática»
Para o Dia Aberto da UAlg, que acontece este ano a 23 de Fevereiro, a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) tem preparado um leque variado de atividades e dinâmicas, com o objetivo de envolver os alunos visitantes e também os da escola. O Olhares Académicos foi ao encontro da Prof.ª Doutora Maria Isabel Orega que assume, pela primeira vez, a coordenação da iniciativa.
Beatriz Dias, Marco Fernandes, Rafael Duarte
Olhares Académicos (OA): Qual foi, para a Prof.ª, o maior desafio na preparação do Dia Aberto?
Maria Isabel Orega (MIO): Sendo uma primeira experiência, tenho que entrar no assunto e ver bem o que é preciso fazer. É sobretudo uma questão de tempo, digamos, despendido a coordenar e mediar. A função do coordenador do Dia Aberto é fazer a ponte, estabelecer contatos entre o Gabinete de Comunicação e a ESEC. Existe um coordenador do Dia Aberto por cada escola e por cada faculdade, senão também seria impossível. O Dia Aberto em cada escola é organizado pelos cursos. Cada diretor de curso, e equipa, pensa em atividades que quer preparar para o dia e o coordenador estabelece a ponte, dando as informações ao Gabinete de Comunicação, dando também apoio e, se for necessário, algum material.
OA: Em que consiste o Dia Aberto?
MIO: O Dia Aberto é um dia em que a escola está aberta a alunos do exterior, neste caso, a alunos das escolas secundárias e básicas, nomeadamente o 9º ano. A Universidade do Algarve tem uma data de cursos e todos eles oferecem atividades e recebem os alunos. Esta é uma iniciativa muito interessante porque os alunos vêm e têm uma noção do que é uma escola de ensino superior e que trabalho estes alunos [da UAlg] fazem, existindo também um grande envolvimento dos alunos destes cursos. Este ano, a data para as inscrições está a decorrer até dia 17 de fevereiro e depois eu vou fazer a listagem das turmas inscritas, e a última vez que consultei tínhamos mais de 400 alunos inscritos para as atividades na parte da manhã e mais de 200 alunos para a parte da tarde.
OA: Na sua opinião, de que maneira o Dia Aberto teria um desfecho positivo?
MIO: Eu acho que os dias abertos tem tido sempre um desfecho positivo. Desfecho positivo é, de facto, conseguir completar as atividades que estão previstas de modo a que corra tudo bem, que os alunos cheguem a tempo, que se consiga fazer toda a sequência de atividades previstas. Espera-se que os alunos venham bem, que gostem e aproveitem o dia.
OA: Que conselho dá aos alunos do secundário?
MIO: É muito positivo virem às escolas, terem uma perspetiva diferente. Aproveitem muito bem o Dia Aberto. Para eles é sempre uma novidade, uma diversão por saírem da rotina da escola mas eu acho que eles normalmente levam uma impressão positiva no sentido em que vêm visitar a escola, vêm obter conhecimentos sobre os cursos sobre os quais tem interesse, de modo que é aproveitar ao máximo.
Beatriz Dias, Marco Fernandes, Rafael Duarte
Olhares Académicos (OA): Qual foi, para a Prof.ª, o maior desafio na preparação do Dia Aberto?
Maria Isabel Orega (MIO): Sendo uma primeira experiência, tenho que entrar no assunto e ver bem o que é preciso fazer. É sobretudo uma questão de tempo, digamos, despendido a coordenar e mediar. A função do coordenador do Dia Aberto é fazer a ponte, estabelecer contatos entre o Gabinete de Comunicação e a ESEC. Existe um coordenador do Dia Aberto por cada escola e por cada faculdade, senão também seria impossível. O Dia Aberto em cada escola é organizado pelos cursos. Cada diretor de curso, e equipa, pensa em atividades que quer preparar para o dia e o coordenador estabelece a ponte, dando as informações ao Gabinete de Comunicação, dando também apoio e, se for necessário, algum material.
OA: Em que consiste o Dia Aberto?
MIO: O Dia Aberto é um dia em que a escola está aberta a alunos do exterior, neste caso, a alunos das escolas secundárias e básicas, nomeadamente o 9º ano. A Universidade do Algarve tem uma data de cursos e todos eles oferecem atividades e recebem os alunos. Esta é uma iniciativa muito interessante porque os alunos vêm e têm uma noção do que é uma escola de ensino superior e que trabalho estes alunos [da UAlg] fazem, existindo também um grande envolvimento dos alunos destes cursos. Este ano, a data para as inscrições está a decorrer até dia 17 de fevereiro e depois eu vou fazer a listagem das turmas inscritas, e a última vez que consultei tínhamos mais de 400 alunos inscritos para as atividades na parte da manhã e mais de 200 alunos para a parte da tarde.
OA: O que é que a ESEC tem preparado para o Dia Aberto?
MIO: Tem uma variedade de atividades. O curso de Ciências da Comunicação tem um jornal radiofónico, que vai funcionar na sala 31, portanto vai ter também a colaboração da Rádio Universitária do Algarve (RUA). Educação Básica vai funcionar na sala 49 e tem duas grandes atividades, que são uma apresentação sobre o curso e também uma exposição de instrumentos musicais em que os alunos podem ver e experimentar, existindo instrumentos que não são comuns no dia-a-dia. Também ligado a Educação Básica, na sala 63, há um laboratório de ciências. O curso de Desporto tem a apresentação do curso, atividades no laboratório de desporto, em que os alunos podem experimentar determinados equipamentos e podem perceber bem o que é e o que se estuda no curso de Desporto. O curso de Educação Social tem duas atividades, uma um pouco mais prática, com a apresentação do curso, e outra ligada à expressão dramática. Os cursos de Design de Comunicação e de Imagem Animada têm também várias atividades práticas, desde workshops de caligrafia e workshops de impressão à hipótese de assistirem a uma aula de imagem animada. É muito diverso e muito dinâmico.
OA: Que entidades estarão presentes na ESEC para este Dia Aberto?
MIO: Outras entidades não propriamente, mas vamos ter, por exemplo, uma outra atividade que não está associada a nenhum curso. Logo a entrada vamos ter o professor Paulo Cristóvão, que é professor do curso de Imagem Animada, que vai ter um equipamento inovador, ou seja uma câmara que vai permitir captar imagens em 360º, que vai captar os alunos a chegarem e outras imagens, e estas vão estar a ser projetadas na página do Facebook da escola. Também vai haver uma reportagem fotográfica de alunos de Design da Comunicação e de Imagem Animada.
OA: Qual a importância dos alunos da ESEC na construção deste Dia Aberto?
MIO: É muito importante, porque sem a participação dos alunos as atividades não poderiam ser postas em prática. Em média, há 20 alunos por curso associados às atividades do Dia Aberto, tendo que ajudar e colaborar, dando os seus testemunhos do que são os cursos e o que se estuda e aprende neles.
MIO: Tem uma variedade de atividades. O curso de Ciências da Comunicação tem um jornal radiofónico, que vai funcionar na sala 31, portanto vai ter também a colaboração da Rádio Universitária do Algarve (RUA). Educação Básica vai funcionar na sala 49 e tem duas grandes atividades, que são uma apresentação sobre o curso e também uma exposição de instrumentos musicais em que os alunos podem ver e experimentar, existindo instrumentos que não são comuns no dia-a-dia. Também ligado a Educação Básica, na sala 63, há um laboratório de ciências. O curso de Desporto tem a apresentação do curso, atividades no laboratório de desporto, em que os alunos podem experimentar determinados equipamentos e podem perceber bem o que é e o que se estuda no curso de Desporto. O curso de Educação Social tem duas atividades, uma um pouco mais prática, com a apresentação do curso, e outra ligada à expressão dramática. Os cursos de Design de Comunicação e de Imagem Animada têm também várias atividades práticas, desde workshops de caligrafia e workshops de impressão à hipótese de assistirem a uma aula de imagem animada. É muito diverso e muito dinâmico.
OA: Que entidades estarão presentes na ESEC para este Dia Aberto?
MIO: Outras entidades não propriamente, mas vamos ter, por exemplo, uma outra atividade que não está associada a nenhum curso. Logo a entrada vamos ter o professor Paulo Cristóvão, que é professor do curso de Imagem Animada, que vai ter um equipamento inovador, ou seja uma câmara que vai permitir captar imagens em 360º, que vai captar os alunos a chegarem e outras imagens, e estas vão estar a ser projetadas na página do Facebook da escola. Também vai haver uma reportagem fotográfica de alunos de Design da Comunicação e de Imagem Animada.
OA: Qual a importância dos alunos da ESEC na construção deste Dia Aberto?
MIO: É muito importante, porque sem a participação dos alunos as atividades não poderiam ser postas em prática. Em média, há 20 alunos por curso associados às atividades do Dia Aberto, tendo que ajudar e colaborar, dando os seus testemunhos do que são os cursos e o que se estuda e aprende neles.
OA: Quais são as principais preocupações a ter para que o objetivo do Dia Aberto se concretize?
MIO: As principais questões envolvidas são de facto questões logísticas. Por exemplo, os diretores de curso têm que saber exatamente quais são os grupos que vêm, as que horas vêm, para eles próprios organizarem os alunos voluntários. Eles são distribuídos ao longo da manhã e da tarde para que haja fluência nas chegadas, que não exista muita confusão na entrada, porque os alunos vêm de autocarro chegando à porta da escola e depois existe alguma agitação para eles identificarem quem são os alunos que estão à espera. Vamos ver se este ano se consegue identificar melhor quais são os cursos. São muitos grupos a chegar e as atividades têm uma duração média de 30 minutos.
MIO: As principais questões envolvidas são de facto questões logísticas. Por exemplo, os diretores de curso têm que saber exatamente quais são os grupos que vêm, as que horas vêm, para eles próprios organizarem os alunos voluntários. Eles são distribuídos ao longo da manhã e da tarde para que haja fluência nas chegadas, que não exista muita confusão na entrada, porque os alunos vêm de autocarro chegando à porta da escola e depois existe alguma agitação para eles identificarem quem são os alunos que estão à espera. Vamos ver se este ano se consegue identificar melhor quais são os cursos. São muitos grupos a chegar e as atividades têm uma duração média de 30 minutos.
OA: Na sua opinião, de que maneira o Dia Aberto teria um desfecho positivo?
MIO: Eu acho que os dias abertos tem tido sempre um desfecho positivo. Desfecho positivo é, de facto, conseguir completar as atividades que estão previstas de modo a que corra tudo bem, que os alunos cheguem a tempo, que se consiga fazer toda a sequência de atividades previstas. Espera-se que os alunos venham bem, que gostem e aproveitem o dia.
OA: Que conselho dá aos alunos do secundário?
MIO: É muito positivo virem às escolas, terem uma perspetiva diferente. Aproveitem muito bem o Dia Aberto. Para eles é sempre uma novidade, uma diversão por saírem da rotina da escola mas eu acho que eles normalmente levam uma impressão positiva no sentido em que vêm visitar a escola, vêm obter conhecimentos sobre os cursos sobre os quais tem interesse, de modo que é aproveitar ao máximo.
Comentários
Enviar um comentário