«Aprender Kitesurf foi das melhores coisas que fiz na vida»

Duarte Drago, praticante de Kitesurf, dá-nos a conhecer este desporto, que tem vindo a conquistar cada vez mais pessoas, tanto a nível nacional como mundial.
Tiago Neves| Entrevista

Esta modalidade despertou o interesse nos portugueses há bem pouco tempo. Diga-me, quando começou o seu gosto pelo kitesurf?
Sim podemos dizer que esta é uma modalidade relativamente recente em Portugal. O meu interesse surgiu há cerca de 4 anos, muito por intermédio do meu pai que, sendo um praticante de Windsurf, sempre me incentivou um desporto náutico similar. A minha primeira experiência foi na Praia de Altura (Algarve) num curso de formação.

E este desporto, como disse, ainda pouco praticado no nosso país, é fácil de aprender ou tem os seus truques?
Sim, é fácil. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam é fácil de aprender. Já vi praticantes desta modalidade dos 9 aos 75 anos, por incrível que pareça. Para se praticar Kitesurf precisa-se de uma prancha, um arnês e uma asa (Kite). Acaba por ser um jogo entre o balanço do nosso corpo e a força que o vento impõe no kite. Não necessitamos de uma força extraordinária para controlar o kite, como muitas pessoas pensam.

O Kite já é uma modalidade profissional, certo? De que maneira funcionam os campeonatos?
Sim, correto. Existem vários ‘heats’, tal como no Surf, que são disputadas entre os riders, que são os praticantes de KiteSurf, e avaliadas por um juiz que decide qual deverá passar ao próximo heat. Simplificando, acaba por ser um torneio, um quadro principal, até chegarmos à final. E a nível nacional, acaba por funcionar igual. O campeonato do mundo é disputado nos melhores sítios do mundo, não tem um lugar fixo, a bem dizer.

Já agora, já pensou em se tornar num desportista profissional da modalidade em causa?
Não, não tenho esse interesse. Pratico esta modalidade apenas para desfrutar daquilo que a natureza oferece. Fico feliz apenas com a sensação de liberdade que o desporto me oferece e não procuro o espirito competitivo. Faço Kitesurf para descontrair, nada mais.

Deseja passar alguma mensagem de incentivo às pessoas que estejam interessadas no Kitesurf?
Sim, recomendo vivamente a todos aqueles que tenham uma paixão pelo e que procuram adrenalina Aprender Kitesurf foi das melhores coisas que fiz na vida.

Comentários